Olho De Tigre - 02

Esses dias eu comprei ‘alguns’ exemplares da pedra Olho-De-Tigre, para ser mais exato eu comprei umas cinco unidades, eu achei elas tão bonitas, não resisti. Confiram as fotos abaixo.




SOBRE:

O Olho De Tigre é conhecido como uma variedade de quartzo chatoyant.
Chatoyanty quer dizer, com um brilho oscilante. Chatoyanty é outro nome dado para o efeito olho-de-gato que observamos em outras gemas, como, por exemplo, nocrisoberilo.

O olho-de-gato, geralmente, é um efeito óptico ocasionado por inclusões fibrosas – sobretudo de crocidolita e horneblenda – nos corpos de alguns minerais.

O olho-de-gato, no entanto, é sempre uma forma de quartzo com inclusões de óxidos de ferro, responsáveis pelas listras amarelas e castanho-douradas que o caracterizam.

O mineral que dá origem ao olho de tigre é a crocidolita, parte da qual é substituída por quartzo. A crocidolita contém certa quantidade de ferro, que pode torna-se um novo composto, que é chamado hidróxido de ferro.

Quando o nível de ferro na crocidolita é bastante alto, a cor amarela torna-se visível ao corpo do olho de tigre, onde minúsculas partículas de limonita se espalham entre as fibras do quartzo.

O olho de tigre tem um extraordinário brilho sedoso e parece concentra-se em faixas alternadas, que atravessam a superfície da pedra. Esses efeitos podem ser realçados e valorizados ao máximo por diferentes graus de polimento e corte.

FICHA TÉCNICA
GRUPO: Silicatos
SISTEMA CRISTALINO: Trigonal
FÓRMULA QUÍMICA: SiO
DUREZA: 7
DENCIDADE: 2,65
FRATURA: Inexistente
COR: Amarelo-castanha
COR DO TRAÇO: Branco
BRILHO: Vítreo a seboso
FLUORESCÊNCIA: Ausente
FRATURA: Lascada ou concoidal

ONDE E ENCONTRADA: America do sul, África, America ocidental
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

2 comentários :

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial