BIOTITA - 09

SOBRE



A biotita é especialmente importante para a classificação mineralógica de rochas derivadas da lava vulcânica que se solidificam na superfície da terra (rochas ígneas).

Na composição básica das rochas ígneas entram apenas sete sete minerais ou grupos de minerais. Todos eles são silicatos: quartzos, feldspatos, feldspatoides, piroxênios, anfibólios, micas e olivinas. Embora haja outros minerais presentes em rochas ígneas, em geral ocorrem apenas em quantidades pequenas. São chamados "minerais acessórios" e não constituem parte significativa da composição da rocha.

A biotita é um mineral de diagnóstico ou referencial para rochas e xistos. Uma informação importantíssima que os geólogos obtêm com a presença de biotita é o grau da metamorfose sofrida pela rocha em tempos anteriores, Rochas que contêm biotita passaram por um grau maior de metamorfose do que as que contêm clorita e nenhuma biotita. No outro exemplo da escala, rochas que passaram por um metamorfizo maior do que as rochas de biotitas podem conter granadas.

FICHA TÉCNICA


GRUPO: Silicatos
SISTEMA CRISTALINO: Monoclínico
FÓRMULA QUÍMICA: K(Mg. Fe)3 AlSi3 O10 (OH,F)
DUREZA:2,5 -3
DENSIDADE: Basal perfeita
FRATURA: Desigual
COR: De marrom a preta
COR DO TRAÇO: Incolor
BRILHO: Vítreo
FLUORESCÊNCIA: Ausente
ONDE E ENCONTRADA: Brasil, Groenlândia, Itália, Japão, Noruega, Rússia e Suécia 
Compartilhar no Google Plus
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

2 comentários :

  1. Só uma correção, o termo correto é metamorfismo, não metamorfose ;)
    Achei ótimo o blog para integrar o público mais leigo ao assunto que não é muito visado nas escolas

    ResponderExcluir
  2. Olha. Muitolegal seu site.Mas esta amostra está me parecendo uma Pirita! Também coleciono minerais e rochas e concordo ser esta uma paixão que não tem fim. Abraço e sucesso nas aquisições.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial