SOBRE
O termo "rosa do deserto" pode ser usada tanto para descrever essa bela forma de gipsita quanto para uma variedade de barita (sulfato de bário) que também adquire formas características de roseta. Embora os nomes possam causar confusão, as duas especies são facilmente distinguíveis: a rosa do deserto, uma gipsita atinge somente 1,5 - 2 na escala de dureza; a variedade de barita é mais dura.
A rosa do deserto em geral tem uma cor clara e arenosa, mas pode ser mais escura quando apresenta impurezas de ferro. Como o nome já diz, ela ocorre em condições muito secas e costumam ter a forma de uma flor.
O componente básico da rosa do deserto e a gipsita, um sulfato de cálcio hidratado. Em estado puro, a gipsita é branca, a coloração castanha da rosa do deserto vem de minusculas partículas de areia aprisionadas dentro do corpo do mineral.
Por isso, a rosa do deserto é encontrada apenas em áreas que contêm todas as condições necessárias para a sua formação, assim, está bastante associada às regiões desérticas.
FICHA TÉCNICA
GRUPO: Sulfatos
SISTEMA CRISTALINO: Monoclínico
FÓRMULA QUÍMICA: Ca SO2 4H20 COM GRÃOS DE AREIA
DUREZA: 1,5 - 2
DENSIDADE: 2,3 - 2,4
CLIVAGEM: Perfeita
FRATURA:Irregular
COR: Castanho
COR DO TRAÇO: Branca
BRILHO: De vítreo a nacarado
FLUORESCÊNCIA: Esbranquiçada
ONDE E ENCONTRADA: Argélia, Líbia, Marrocos, Tunísia, Arizona, Novo México
Oi Lucas, sua página é muito interessante e me ajudou bastante.
ResponderExcluirSó corrigir uma coisinha na fórmula química é CaSO4 . 2H20 (pois se trata de um sulfato) abçs
EU ACHO ISTO TUDO UMA TRETA ADADADADADAD
ResponderExcluirISTO DEVERIA MOSTRAR : AS SUBSTANCIAS QUIMICAS , OS MINERAIS CONSTITUINTES E ONDE E FORMADO ......... PARA ALEM DISSO QUERIA COLOCAR ALGO NO GOOGLE
ResponderExcluir